sábado, 3 de março de 2012

A minha abertura de pesca a truta

No dia 1 de Março de 2012 pelas 4.30h levantei-me, depois de uma noite mal dormida causada pela anciedade de voltar as margens, dos nossos rios em busca das nossas trutas.

Já eram 5h e já estava a caminho tendo a barragem da Caniçada como principal destino, uma pequena paragem pelo caminho para o café da praxe e eram 6.30h já me encontrava junto do paredão a ver como andavam por lá as coisa. Por estas horas já vários pescadores mais velhos se encontravam a montar as suas canas, ainda era noite.
Dai a zona que tencionava bater a pente fino foram uns 10min.
Chegado a Rio Caldo por lá já andava a malta dos barcos desertos que amanhecesse para poderem lançar as suas amostras.
Depois de uma breve conversa com um conhecido da minha freguesia que ia pescar ao corrico decidi-me pela área a bater.

Com a claridade do dia a chegar estava na hora certa para preparar-me para lançar as amostras. Vestir o colete, montar a cana e calçar o vade em 5min estava a coar água numa das melhores albufeiras para a pesca a truta

Fiz uma sequência de enciadas e nada, mudei vários iscos, desde colher a vinil por serem mais pesados atingia uma maior área e nada se via nada se mexia a trás das minhas amostras.

Até que com uma Rapala Sicking cor truta de 9cm entrou um achigã para minha desilusão de quase metade so tamanho da amostra, sem o sentir veio até mim e já com ele fora de agua com duas sacudidelas consegui que ele descravasse e assim deixando a amostra para tirar o que mais queria trutas.



Depois na sequencia da passagem de um barco de algum porte a alguma distancia vieram umas ondas que eu consegui aproveitar com uma Meeps Killer nº2 largos lançamentos faz a amostra depois de meia dizia senti um pequeno toque ao que respondi com uma boa cravadela mas nada não cravou, lanço novamente e zás novamente cravo com força e temos truta tento traze-la mas reparo que é grande de bom porte. O ritmo cardíaco aumenta tenho a primeira truta do na linha depois de um pequeno combate ela cospe a amostra depois de um salto fora de agua. Uma desilusão que me estava a dar mais vontade ainda de pescar.

Sem perder muito tempo desloquei-me a um dos locais mais belos do troço a jusante da barragem.
A chegada verifiquei que a boca de saída de agua da barragem estaria fechada ou para abrir o rio ia quase seco. Resolvi então verificar por que de certo que estariam por lá pescadores. Equipei-me num ápice e fui ter com um pescador que me estava a dizer que a boca de saida deveria aumentar o caudal em breve, posto isto toca a coar água.

Com uma Celta pena de Gaio meia dúzia de lançamentos nada até que sem sentir o toque na saída de uma corrente uma pequenina truta a rasgar os 20cm vinha junto com a amostra trouxe a bicha com calma e devolvi prontamente ao seu habitat. Mudança de planos logo de seguida mudei de amostra para uma CD5 cor boga porque soube que na zona havia muitas bogas e dois lançamentos paralelos a margem e zás uma bela truta 36cm bela truta dai a tirar a segunda foram 10 min pequena mudança de pesqueira e um lançamento na corrente, no meio de uma dezena de pescadores uns com isco natural outros com amostra e zás 37cm de truta do Cávado.

Nesta altura o nivel das aguas já era alto e a força da corrente por estas horas ajudava me a levar a CD5 para o final da corrente que era bastante comprida. Após uns 5 ou 6 lançamentos apareceu um pescador como é habito a questionar se tinha tirado algo.Devido a alguma falta de bom censo por parte do dito pescador, que lançava cruzando a linha dele na minha perturbando o meu sossego resolvi dar de fuga.

Próxima paragem pesqueira a jusante.

A minha chegada apresentava se com alguns pescadores, mas eu já estava exausto e precisava de descansar, resolvi aproveitar o tempo a comer algo enquanto esperava que algum resolvesse sair de um óptimo sitio que tinha em mente. Pois ao final de 5min um deles sai eu entro e ao segundo lançamento com a Vibrax 2 e na queda entrou uma truta cravo e em segundos vem ter as minhas mãos. Pequena trutinha com uns 22cm prontamente devolvida.

Sem mudar de estratégia mantive-me na mesma zona com a intenção de continuar a ferrar trutas mas já perto da uma hora da tarde resolvi ir almoçar.

Depois do almoço e já de volta a uma nova zona de pesca, eram 3h da tarde. Até as 5.30 nada mudava de amostra desde Rapala,vinil colher e nada, parecia que o rio já não tinha peixe,  mas algumas das trutas começaram a seguir as amostras com a dita margem de segurança ate que lanço por entre umas árvores e depois da colher passar por cima de uma pequena pedra sinto um toque julguei truta volto a lançar no mesmo sitio e ela entre e desta vez eu tenho tempo de cravar, não é muito normal haver duas trutas no mesmo sitio mas que senti um toque anterior senti. Em segundos tenho a truta na minha mão que devido a sua pequena dimensão foi devolvida de imediato.

Já esta a escurecer e estava na hora de regressar a casa depois de uma grande e boa aventura no Rio Cávado, saindo satisfeito do rio e após chegar a casa tive de comunicar o meu camarada António da fantástica pescaria que acabara de fazer.

Sem comentários: